domingo, 7 de abril de 2013

Celulite #1

Hoje vou falar sobre o problema de muitas mulheres, a celulite! As estatísticas valem o que valem, mas supostamente cerca de 80% das mulheres com mais de 14 anos apresenta alguma forma de celulite – é mais comum do que o acne na adolescência. Não deixemos que algumas relevâncias na pele nos baixem a auto-estima! 

O que é? A celulite é um conjunto de alterações anatómico-funcionais, caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando-lhe o aspecto de casca de laranja ou de colchão.
celulite é consequência de uma alteração do tecido adiposo resultante de um processo inflamatório ocorrido na camada mais profunda da pele.  Nesta camada, a hipoderme, encontram-se os adipócitos (células responsáveis por armazenar energia sob a forma de gordura).  Os adipócitos estão agrupados em lóbulos, isto é, em conjuntos separados por finíssimas paredes de tecido conjuntivo, que contêm fibras de colagénio e capilares sanguíneos e linfáticos. Quando estas células aumentam de volume, e armazenam mais gordura do que o necessário, comprimem a microcirculação e dificultam a drenagem, causando uma reação inflamatória que provoca lesões irreversíveis na arquitectura da camada superficial da pele.
Surgem então bolsas de gordura que se acumulam por baixo da pele – causando as famosas e inestéticas covas – principalmente nas ancascoxasnádegas e abdómen. Trata-se de um problema estético que atinge cerca de 90% das mulheres e que começa a manifestar-se logo após a adolescência. Má alimentação, predisposição genética, excesso de peso, tabagismo, consumo de álcool, problemas cardiovasculares, sedentarismo, níveis de stress elevados e alterações hormonais são as causas mais comuns.



Fonte: http://semprenamoda.com.pt/

Nos posts seguintes vou falar sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento! Espero que vos tenha ajudado e que vos ainda venha a ajudar! Comentem e deixem os vossos blogs para eu espreitar ;)
Beijinho, Beatriz.

Sem comentários:

Enviar um comentário